SEMINÁRIO E EXPOSIÇÃO - TECNOLOGIAS EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Faltam 84 dias

Análise do Mercado de Automação na Região de Campinas

Com uma força econômica superior a de países como o Chile, o interior paulista tem atraído cada vez mais empresas da capital e de outros estados que buscam custos menores, espaço para crescer e um sistema logístico que favoreça o escoamento da produção, sem os congestionamentos crônicos da cidade de São Paulo. Fortalecido com essa migração de empresas, o interior viu sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) paulista crescer 3,7 pontos porcentuais no curto período de quatro anos. Hoje, a região já responde por praticamente metade da soma de todas as riquezas produzidas no estado de São Paulo.

O interior paulista (descontando os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo) é um “país” com um PIB de US$ 135,9 bilhões no ano de 2005. O valor é 12% maior que o PIB chileno, de US$ 121 bilhões em 2006, além de superior ao de países como Peru e Nova Zelândia.

No território brasileiro, o interior paulista não tem rivais em poder econômico, com exceção da Região Metropolitana de São Paulo. Sua participação no PIB do País é de 15,3%, praticamente metade da contribuição do estado, de 33,1%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes a 2008.

Esses fatores tornam a região um pólo de investimentos, que tem atraído muitas empresas, principalmente para o espaço produtivo formado por municípios das regiões de Campinas, Piracicaba, Jundiaí, Taubaté, São José dos Campos, Sorocaba, Itu e Ribeirão Preto, que se concentram num raio de 150 a 250 quilômetros, com foco na região metropolitana.

Campinas é o décimo município mais rico do Brasil, representando isoladamente 0,96% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do país, além de ser responsável por pelo menos 15% de toda a produção científica nacional, sendo o terceiro maior pólo de pesquisa e desenvolvimento brasileiro. Na cidade encontra-se um pólo tecnológico de qualidade e também um excelente parque metalúrgico. A região abriga mais de 10.000 empresas de médio e grande porte, muitas das quais entre as 1.000 maiores e melhores do Brasil.

Além disso, se considerarmos a região metropolitana estendida temos também um grande pólo químico e petroquímico, que se encontra na cidade de Paulínia, que abriga a maior refinaria da Petrobras e outras importantes empresas. (Fonte: Wikipédia)

As indústrias da região são um dos grandes mercados consumidores de produtos de automação industrial e instrumentação, tais como, controladores lógicos programáveis (CLPs ou PLCs), computadores industriais, softwares supervisórios, inversores de frequência, transmissores, redes industriais, relés, sensores, atuadores e válvulas, painéis elétricos, materiais elétricos e de instalação, etc.

Outro importante componente deste mercado são as empresas de engenharia elétrica, engenharia de automação e instrumentação, integradores de sistemas, montadores de painéis e fabricantes de máquinas (OEMs).

A região oferece diversos cursos técnicos nas áreas de automação industrial e instrumentação com destaque para as unidades do SENAI.

Entre os cursos de nível superior podemos destacar os cursos de Engenharia Mecatrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação de renomadas faculdades e universidades, entre as quais podemos citar a UNISAL, UNICAMP, UFSCAR, UNIMEP e USP.

Dessa forma, a ISA Seção Campinas (realizadora do evento), conseguiu junto às cidades que compõem sua área de atuação geográfica criar importantes nichos para divulgação das novas tecnologias em automação industrial através de palestras e cursos técnicos no principal evento de automação industrial do interior de São Paulo.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcf5 fashionshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời trang