SEMINÁRIO E EXPOSIÇÃO - TECNOLOGIAS EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

ISA EXPO CAMPINAS TORNA-SE O EVENTO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL QUE MAIS CRESCE NO INTERIOR DE SP

Aconteceu no ultimo dia 17 de Outubro em Campinas o “ 6º Seminário e Exposição de Tecnologias em Automação Industrial”, mais um dos Eventos promovidos pela ISA Seção Campinas, com aproximadamente 2.000 participantes entre visitantes e expositores, tornando-se  o evento de Automação Industrial que mais cresce no Interior de SP.

O evento reuniu profissionais que atuam na área de automação industrial, instrumentação, tecnologias, sistemas e controle de processos, redes e softwares industriais, equipamentos e máquinas industriais, tendo como público alvo: Compradores, engenheiros, técnicos, instrumentistas, diretores, gerentes industriais, fabricantes, distribuidores, prestadores de serviços, integradores e representantes comerciais.

Com uma força econômica superior a de países como o Chile, o interior paulista tem atraído cada vez mais empresas da capital e de outros estados que buscam custos menores, espaço para crescer e um sistema logístico que favoreça o escoamento da produção, sem os congestionamentos crônicos da cidade de São Paulo. Fortalecido com essa migração de empresas, o interior viu sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) paulista crescer 3,7 pontos porcentuais no curto período de quatro anos. Hoje, a região já responde por praticamente metade da soma de todas as riquezas produzidas no estado de São Paulo.

O Evento desenvolveu-se sobre o tema “Tecnologias em Automação Industrial” e reuniu 37 Expositores: ABB, Baumier Automation, Beckhoff, Brasil Logic Sistemas, Bray, Coppi, CPU Automação, Danaher Sensores, Déplacer, E-Driver, Durag Siena, Finder, Icamp, Incal Instrumentos, Intereng, Multidrive, Murrelektronik, National Instruments, Omni Automação, PID Automação, Paris Cabos, Presys, Revimaq, RTI Automação, Rockwell Automation, Sensym, SGS, Siemens, Steute, Velki Instrumentos, Versis Tecnologia, Wago, além da Prefeitura de Campinas, CIESP Campinas, Sebrae SP, Mecatron, Unisal e ISA Seção Campinas.

A abertura do Evento foi feita pelo Presidente atual da Seção Campinas – Adario Mariano de Almeida –  e o presidente eleito para o biênio 2014 / 2015 – Daniel Ricardo Polachini – que ministraram uma palestra sobre a entidade.

Iniciando a programação do Seminário Técnico, a empresa Beckhoff falou sobre o tema Controle de automação baseada em PC – Padronização, performance e produtividade”, abordado pelo Eric Gustavo dos Santos. Apresentando os benefícios da aplicação desta tecnologia, que é capaz de unir as diversas tarefas da automação (PLC, IHM, Controle Numérico) em um único hardware de controle. Além disto, foi abordado o sistema de controle em tempo real TwinCAT e suas variações (CP,IO,PLC,NC-PTP,NCI,CNC), bem como o driver de comunicação TwinCAT ADS, que prove a perfeita integração entre os mundos de TA&TI. O Sistema Beckhoff TwinSAFE, sistema de I/Os de segurança modulares com controle integrado,  também recebeu destaque. A Beckhoff finalizou esta apresentação, mostrando um case de sucesso, que revolucionou o mercado mundial para maquinas injetoras.

A segunda palestra foi ministrada pelo Ruyvaz Ferreira Filho, da Empresa Steute e foi pontuada a questão da Segurança de equipamentos (NR12) em ambientes EX”. Qual a relação entre NR 12 e ambientes com risco de explosão? Estas e outras questões envolvendo segurança em aplicações críticas foram o tema da palestra da steute na última edição da ISA Campinas. Na ocasião foram apresentadas soluções do portfólio Extreme, preparadas para as zonas de classificação, como as chaves de desalinhamento e emergência.

A Empresa National Instruments participou das apresentações técnicas e trouxe o tema “Por que migrar para uma plataforma reconfigurável em suas aplicações de automação industrial?”, ministrada pelo Gerson Murari. Em sistemas complexos de Automação e Controle, a flexibilidade para adaptar novas funcionalidades a um sistema existente é um grande desafio para técnicos e engenheiros envolvidos na programação de algoritmos. Em muitas ocasiões nos deparamos com a necessidade de garantir sistemas precisos, com muitas malhas de controle e com suporte a inteligência para adaptação a mudanças do processo, matéria prima, clima, etc.

Para atender a todas estas exigências o Sistema de Automação e Controle precisa de uma plataforma de construção de algorítmos, integrada em alto e baixo nível de abstração de software com um hardware robusto, determinístico e reconfigurável. Com soluções que atendam a estes requisitos, os sistemas produtivos podem ser ajustados com maior eficácia agregando qualidade, reduzindo custo operacional e aumentando a longevidade do sistema.

A empresa Siemens ficou com a 4ª palestra e pontuou sobre “Identificação industrial: As vantagens que o RFID podem proporcionar a cadeia produtiva”, através do Alexandre Euclides Ferreira. A necessidade na diminuição dos custos e o aumento da qualidade na produção exigem que os requisitos produtivos e logísticos estejam em constante crescimento. Os sistemas de Identificação por Rádio Freqüência (RFID) provêm confiabilidade, rapidez e segurança através de identificação automática, longo alcance de leitura e transferência de dados sem a necessidade de contato visual. A Siemens apresentou seu portfólio e soluções para RFID para aplicações na indústria e logística adequados para ambientes que necessitam de robustez e confiabilidade.

A palestra seguinte foi apresentada pelo Renato Alves Mota da empresa Rockwell Automation, abordando sobre o tema “Segurança e NR-12: Soluções contemporâneas e sistemas integrados de segurança”. Nesta palestra foram discutidos os principais motivos que levam as empresas a investirem em segurança, bem como foi evidenciado que as empresas com os melhores índices de produtividade também possuem os menores índices de acidente. Em seguida, foi apresentada uma estratégia para implantação de sistemas de segurança que é baseada em 3 C’s: Cultura de Segurança, Conformidade dos Processos e Capital Investido. Por fim, foram mostrados os benefícios de sistemas integrados de segurança e foram demonstradas soluções e técnicas contemporâneas para solução de aplicações de Safety.

A evolução das interfaces usadas na proteção e no chaveamento de cargas” foi o tema apresentado pela Empresa Finder, pelo Fernando Otacílio Mairink. A constante evolução das interfaces a relés eletromecânicos e de estado sólido, proporciona grandes benefícios como a diminuição de espaço ocupado e a redução do consumo de energia, além do incremento de capacidade de comutação e a facilidade de aplicação na proteção dos equipamentos eletrônicos usados em painéis elétricos de controle, comando e automação, os quais são cada vez mais susceptíveis a problemas causados por distúrbios elétricos em função da eletrônica embarcada que os torna cada vez mais sensíveis.

Na sequência, o palestrante Fernando Antonio representando a empresa CPU Automação falou sobre o tema Proliferação de Algas para Retirada de Óleo-Biocombustível, Biomassa, Biogás e Proteínas”. A busca por fontes de energia alternativa principalmente energia renovável devida a necessidade de substituição dos combustíveis de fontes limitadas, tem sido alvo de universidades, empresas e governos ao redor do mundo. São diversas pesquisas sobre as mais variadas fontes de energia renovável, em meio a tantos avanços tecnológicos em bicombustíveis. As algas apresentam grande potencial, se tratando de uma fonte capaz de substituir grande parte da matriz energética de qualquer país. A viabilidade econômica em se produzir bicombustível a partir de algas pelos processos apresentados requer investimentos de imediato para construção de usinas capazes de produzir em larga escala, iniciando a uma nova geração de bicombustíveis que terá maior impacto que a geração atual.

A Presys trouxe o tema A Calibração na Indústria – A viabilidade de implementação de um laboratório de calibração”, através de Newton Bastos. A palestra ressaltou que procura por garantir a qualidade de produtos e serviços, através da calibração de instrumentos de medição está se transformando na base fundamental a competitividade das empresas. Com isto, a Metrologia Industrial, no qual os sistemas de medição controlam processos industriais e são responsáveis pela garantia da qualidade dos produtos acabados, ganham explícita importância, relevância e responsabilidade dentro das empresas. O objetivo da palestra foi dar bases sólidas para estudos de viabilidade técnica e econômica para implementação de laboratórios de calibração pelas indústrias e pelos seus respectivos prestadores de serviço. Alem de reforçar qual será o papel da metrologia nas indústrias, estimular as discussões do por que calibrar e de orientar na implantação de um completo sistema de gerenciamento e automatização das calibrações.

“Aumento da disponibilidade através de diagnósticos precisos e facilidade para a manutençãofoi o tema da Murrelektronik, ministrado pelo Marcelo Barboza. Uma maneira amplamente utilizada de acompanhar e melhorar a produtividade são através de indicadores. Mensurar e medir desempenho são sempre uma grande preocupação de todas as áreas da indústria. Na Manutenção, indicadores como Disponibilidade, MTBF, MTTR são sempre muito importantes. Mas como a Automação pode melhorar estes índices? – Diagnósticos rápidos e precisos: A capacidade que os equipamentos possuem de apresentar no supervisório qual falha e onde ocorreu, facilita a detecção correta, que aumentará diretamente a disponibilidade. – E Facilidade de Manutenção: Parafusar, apertar, muitos cabos, configurações. Todas estas características dificultam a Manutenção. Quando ocorre uma falha, deve-se trocar o equipamento, de preferência por conectores, energizar e funcionar.Foram apresentados dois Cases de Sucesso em que essas técnicas foram abordadas: Um case em um porto de cereais em que a disponibilidade da planta subiu para 99% e um case em um case que foi economizado 70% do tempo de instalação.

O Evento foi encerrado com a apresentação da WEG, que pontuou sobre “Soluções inovadoras em automação de máquinas”, através do Marcos Roberto dos Santos.

O próximo Evento a ser realizado pela ISA Campinas acontecerá no dia 19 de Novembro, na cidade de Paulínia, com o tema: “Novidades em Automação Industrial de Processos e Manufatura (Robôs, CN, CNC)”.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcf5 fashionshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời trang